'Podia ter placa avisando', diz morador sobre falta de segurança em lagoa

- Famílias pedem estrutura em lago no Bairro Chapadinha, em Itapetininga.
Corpo de Bombeiros indica cuidados para bom aproveitamento do local.


Para enfrentar as altas temperaturas da estação, famílias de Itapetininga (SP) procuram refúgio e refresco em lagoas da cidade. Em um dos destinos mais procurados, no Bairro da Chapadinha, moradores apontam falta de estrutura para evitar acidentes. “Poderia ter uma placa avisando ou alguma pessoa para atender o local”, afirma o pedreiro Sandro Andrade.
Acostumada em frequentar o local, a estudante Thaís Ferreira Marques comenta que com o calor fica difícil não buscar a lagoa. “Está muito quente, então viemos. As crianças adoram por causa da água”, relata.
  •  Como é comum ver famílias inteiras reunidas em represas de toda a região, o Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo orienta sobre ações que podem colaborar para o divertimento saudável. Entre os principais pontos estão: não nadar próximo de pontos de captação de água; molhar a nuca e a face antes de entrar na água para evitar o choque térmico; certificar-se da profundidade; evitar comer muito antes de nadar e, por fim, não ingerir bebidas alcoólicas.
    Ainda de acordo com os bombeiros, o afogamento em lagoas é a segunda maior causa de morte de crianças entre um e nove anos. Além disso, 48% dos casos acontecem com pessoas que acreditam que sabem nadar.
    Quem reforça os dados apontados pelo Corpo de Bombeiros é a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo a entidade, o afogamento está em segundo lugar entre as maiores causadoras de morte por trauma no Brasil.
    Ciente do risco que corre, o analista de sistemas Marcelo dos Santos ressalta que tenta não passar dos limites com as brincadeiras dentro da água para poder se divertir com segurança na lagoa da Chapadinha. “É fundo, morre muita gente. Não é bom abusar”, completa.
    Sem resposta
    Procurada pela TV TEM, a prefeitura não retornou para falar sobre a fiscalização e segurança na lagoa do Bairro da Chapadinha devido ao recesso de fim de ano.
  • Corpo de Bombeiros pede cuidado com reunião de famílias em lagoas (Foto: Reprodução/TV TEM)
  • Fonte: G1

Leia também: