- Exame é fundamental para detecção de problemas oculares em bebês.
Serviços estão disponíveis nas unidades.
A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (9) que os Ambulatórios Médicos de Especialidades (AMEs) das regiões de Sorocaba e Jundiaí (SP) começarão a fazer o "Teste do Olhinho" – procedimento obrigatório realizado ainda na maternidade logo após o nascimento do bebê.
O procedimento facilitará o atendimento aos nascidos com algum tipo de problema de visão. O exame é fundamental para detecar problemas oculares como catarata congênita, glaucoma congênito, retinoblastoma e retinopatia de prematuridade. O serviço faz parte do programa "Vale a Pena Ver", da Secretaria, e visa a facilitar o acesso ao diagnóstico e tratamento adequados por meio da confirmação de testes originais realizados em hospitais ou maternidades.
Os "retestes" deverão ser agendados e realizados por meio da unidade de origem da criança na central de vagas estadual (Cross). No total, 44 dos 52 AMEs existentes no Estado, além de outras dez unidades de saúde públicas do interior paulista, oferecerão o exame. Serão disponíveis os exames nas unidades de Sorocaba, Itapeva, Itapetininga e Jundiaí.
fonte: G1