Madeiras de ponte saem ao puxar e morador alerta para ônibus escolares

- ‘Diariamente passam dezenas de ônibus de escolas e pessoas’, diz ele.
Prefeitura de Itapetininga (SP) diz que reparo deve terminar até fim do mês.





A ponte que liga os bairros dos Claros e Bom Retiro, em Itapetininga (SP), apresenta danos pela ação do tempo: com as mãos, o morador Alcindo Batista consegue retirar pedaços podres da estrutura. Além disso, o trecho não tem proteção lateral, o que contribuiu para as chances de acidente, alerta Batista. “Diariamente passam dezenas de ônibus de escolas e de empresas pela ponte do Bairro dos Claros, além de pessoas que passam caminhando para ir ao trabalho. A gente se preocupa com a situação.”
A Prefeitura de Itapetininga afirma que os reparos na ponte que liga os bairros tiveram início em 16 de outubro e que, se o clima ajudar, devem terminar até o fim do mês. Ainda segundo a administração municipal, desde janeiro até agora foram feitas 24 reformas, construções ou manutenções em pontes da zona rural e está no cronograma da secretaria realizar a construção e substituição de seis pontes até o final do ano.
Ponte abandonada
No Bairro Porto Velho, uma ponte que passa acima do Rio Itapetininga tem uma parte já caída e nem pedestres conseguem passar por ela. O trecho já foi tema de reportagens do G1 e TV TEM desde 2013, quando a situação foi alvo de reclamações. A partir de março deste ano a passagem a pé, a única possível, foi impedida.
A prefeitura afirma que a recuperação do trecho não é uma obra simples porque deve ser feita toda a estrutura de concreto. Diz também que devido a localização da ponte que exige um estudo de impacto ambiental, por isso a aprovação da Companhia de Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) para a construção.
No Bairro Bom Retiro, ponte está abandonada, afirmam moradores (Foto: Reprodução/ TV TEM)
fonte:G1

Leia também: