- 'Quero trabalhar até os 100', diz idosa de 89 anos que é caixa em vidraçaria.
Setembrina Moreira é funcionária do local há 40 anos e vive em Itapetininga.
IBGE aponta 15 milhões de idosos no país e 4 milhões estão empregados.
Dona de uma saúde invejável, a idosa Setembrina Gonçalves Moreira exemplifica com perfeição a “nova geração” da terceira idade. Aos 89 anos, a moradora de Itapetininga (SP) é caixa em uma vidraçaria há mais de 40 anos e ainda esbanja vitalidade. “Eu quero trabalhar até 100 anos”, diz. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), há 15 milhões de idosos no país e quatro milhões estão empregados. Nesta quinta-feira (1º) é comemorado o Dia do Idoso.
Setembrina já foi costureira e vendeu frutas no passado. Hoje, a idosa ajuda a filha, que é dona do estabelecimento. Segundo ela, para manter a saúde em dia, o segredo é seguir firme no serviço. “O conselho que dou é para que a pessoa não pare de trabalhar, porque se isso acontecer, enferruja”, orienta.
Outro exemplo de dedicação em plena terceira idade vem de Flávio Rubens Cipriano, técnico de atletismo na cidade. Com quatro décadas dedicadas ao esporte, o treinador de 64 anos fala com paixão do ofício que exerce há tanto tempo. “A gente não para. É como se pintasse um quadro para ficar bonito. Gosto de ver a coisa funcionar da maneira correta. A expectativa é trabalhar até os 80 ou 85 anos”, indica.
Para a gerontologista Thalita Bianchi Wachholz, a ocupação dos idosos não é benéfica apenas no sentido econômico. A especialista destaca que estar ativo é vantajoso na saúde psíquica e corporal dos mais velhos. “Quanto mais ativa a pessoa se mantém, tanto na parte intelectual quanto física, mais benefícios traz, o que ajuda a prevenir até a demência”, afirma.
Thalita também explica porque há mais idosos ocupados atualmente do que em algumas décadas atrás. “Antigamente era mais difícil, porque não havia tantos serviços destinados a essa faixa. Porém, com o aumento da expectativa de vida, o espaço no mercado também cresceu. Hoje existe uma gama grande de oportunidades para a classe e nós vemos que eles se aproveitam muito bem dessas atividades”, completa.
Idosa de 89 anos.
Idoso destaca amor pela profissão.
fonte: g1.globo.com