Na terça (11), prefeitura confirmou 431 novos casos e, antes disso, vinha divulgando, em média, apenas um caso por dia. Segundo a prefeitura, registros são represados, devido à demora nos sistemas e resultados de exames.
A prefeitura de Itapetininga (SP) confirmou 77 novos casos de Covid-19 nesta quarta-feira (12).
Na terça (11), a cidade divulgou 431 novos registros, o que destoa dos números divulgados anteriormente pelo município, que até então, havia registrado apenas 11 casos de coronavírus até segunda-feira (10).
De acordo com a prefeitura, a divulgação dos novos boletins epidemiológicos não significa que todos os 508 casos de coronavírus foram registrados nos últimos dois dias, mas que são dados represados.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que os resultados de alguns exames estão demorando mais tempo para ficarem prontos e que há também um atraso nos sistemas que contabilizam os dados da pandemia.
"Causa um susto na população, mas isso tem relação com os exames que vão para o Adolfo Lutz, que a gente tem um tempo de espera de 7 a 10 dias, e agora com todo o estado mandando exames para lá, o tempo tende a ser até maior. Então quando vêm os resultados, vem um monte de uma vez só", explica a secretária de Saúde, Solange Barros.
Desde o início da pandemia, Itapetininga registrou 17.192 casos de Covid-19, sendo 555 mortes e 16.208 pacientes curados. Conforme o Executivo, o município não tem casos confirmados de H1N1 e H3N2.
Itapetininga também não confirma mortes por coronavírus desde novembro. Nesta quarta-feira (12), segundo a prefeitura, a cidade tem 429 casos ativos da doença.
Confira os casos confirmados por dia em Itapetininga em 2022:
Casos de Covid registrados por dia em Itapetininga
01/01 -
02/01 -
03/01 1
04/01 2
05/01 1
06/01 2
07/01 1
08/01 -
09/01 -
10/01 4
11/01 431
12/01 77
Fonte: Prefeitura de Itapetininga
Novos casos
De acordo com o Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), a unidade já atendeu 3.292 pacientes com sintomas respiratórios nos primeiros 10 dias de 2022, uma média de 329,2 pacientes atendidos por dia.
Questionada, a prefeitura de Itapetininga informou que, quando um paciente chega com sintomas respiratórios ao HLOB, passa por testagem para Covid de acordo com o período dos sintomas, preconizado pelos órgãos estaduais e federais em saúde.
Por isso, conforme a prefeitura, "nem todos os pacientes que passam pela área respiratória fazem o teste de Covid", já que é necessário esperar o período exato para a realização do exame, que é a partir do 4º dia após o início dos sintomas.
O município informou que a maioria dos pacientes apresenta sintomas leves e "recebe as recomendações necessárias para fazer o acompanhamento na casa".
"É critério do médico. Se o médico vê que aquele paciente com sintomas respiratórios se enquadra como suspeita de Covid, ele é indicado a fazer o exame", afirma o coordenador da Vigilância Epidemiológica de Itapetininga, Anderson Almeida da Silva.
Ainda de acordo com a prefeitura, "casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), de acordo com protocolo preconizado pelo Governo do Estado de SP, têm amostras coletadas e enviadas ao Instituto Adolfo Lutz para análise de Influenza".
Ressaltou ainda que, "além do período de sintomas de cada paciente para realização da testagem, os testes RT-PCR para Covid-19 levam em torno de 10 dias para terem os resultados enviados pelo Instituto Adolfo Lutz".