Hospital de Itapetininga já atendeu mais de 1 mil pacientes com sintomas respiratórios em 2022

 Número de atendimentos aumentou ao longo da semana e, ao todo, 1.134 pessoas procuraram o HLOB por apresentar algum sintoma de gripe entre os dias 1º e 4 de janeiro. Confira como funciona o atendimento nos hospitais da cidade.


O Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes (HLOB), em Itapetininga (SP), já atendeu mais de 1 mil pacientes com sintomas respiratórios nos primeiros quatro dias de 2022.

De acordo com a unidade, o número de atendimentos aumentou ao longo da semana e, ao todo, 1.134 pessoas procuraram a unidade por apresentar algum sintoma de gripe entre os dias 1º e 4 de janeiro (veja na tabela abaixo).

Desde o início da pandemia, Itapetininga soma 16.676 casos de Covid-19, sendo 555 mortes e 16.080 pacientes curados. Nesta terça-feira (4), a cidade tinha 41 casos ativos da doença. Segundo a prefeitura, o município não tem casos confirmados de H1N1 e H3N2.


Registros de atendimentos

Data Pacientes

01/01 182

02/01 205

03/01 349

04/01 403

Fonte: HLOB

No HLOB, as pessoas que apresentam sintomas respiratórios são atendidas no PA Respiratório, que tem um fluxo de atendimento diferenciado dos demais pacientes com outros sintomas que passam no pronto-socorro e maternidade.


Segundo o hospital, ao apresentar algum sintoma de gripe, o paciente chega no PA Respiratório e retira uma senha. Acompanhantes não são autorizados, com exceção para os pacientes acima de 60 anos, menores de 18 ou com deficiência.

Depois de retirar a senha, o morador passa por uma pré-consulta exclusiva para aferição dos sinais vitais, por uma triagem e classificação de risco, seguindo o protocolo institucional. Em seguida, ele preenche uma ficha e passa por atendimento médico.

No atendimento, o hospital informou que o paciente passa por uma avaliação da história clínica e exame físico, e segue no atendimento conforme a suspeita da doença. Se o paciente precisar de internação, ele será encaminhado a um leito.

Em caso de suspeita de Covid-19, o morador recebe um atestado e termo de isolamento, além de um pedido médico para fazer teste da doença. A partir desta quarta-feira (5), todos os exames de Covid estão sendo feitos na Avenida Padre Albuquerque 395, Centro, das 8h às 22h.

Já em caso de suspeita de outros quadros respiratórios, o paciente vai receber uma receita, orientações e, caso haja necessidade, atestado padrão. Ele também é encaminhado para a recepção e orientado a retornar ao hospital caso não haja melhora dos sintomas.


Hospital particular

Unimed Sul Paulista, em Itapetininga, vem tomando medidas de segurança contra o coronavírus — Foto: Unimed Sul Paulista/Divulgação

Unimed Sul Paulista, em Itapetininga, vem tomando medidas de segurança contra o coronavírus — Foto: Unimed Sul Paulista/Divulgação


Nesta quarta-feira (5), a Unimed Itapetininga informou que, devido ao aumento expressivo dos casos de sintomas respiratórios causados pelas variantes do coronavírus, Influenza A, H1N1 e H3N2, o hospital decidiu expandir o Pronto Atendimento em uma tenda.


Segundo o hospital, serão separados os fluxos de recepção e triagem em casos respiratórios e não-respiratórios. Além disso, coleta de exames de Covid, laboratório e imagem também estão sendo atendidos de forma diferenciada.



Fonte: G1

Leia também: