Por causa do aumento de casos da Covid-19, o decreto publicado nesta quarta-feira (3) determina a suspensão de aulas presenciais dos sistemas municipal, estadual e particular até o dia 30 de março.
A Prefeitura de Itaí (SP) publicou um decreto nesta quarta-feira (3) suspendendo provisoriamente as aulas presenciais das redes municipal, estadual e particular. A medida foi tomada por causa do aumento de casos de Covid-19 na região, informou o Executivo.
Ainda de acordo com a prefeitura, as escolas podem continuar suas atividades por meio do sistema ensino à distância (EAD). A previsão é que o retorno das aulas presenciais aconteça a partir de 30 de março.
A medida segue o posicionamento dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal AMVAPA, no qual Itaí faz parte.
O consórcio (veja quais são as 17 cidades participantes abaixo) manifestou abertamente sua intenção de postergar a possibilidade de atividades presenciais nas escolas, havendo a necessidade de preservar a vida e a saúde da população, bem como evitar a piora dos indicadores relacionados à pandemia.
O decreto ainda determina que os gestores e servidores pertencentes à Secretaria Municipal da Educação deverão cumprir sua jornada de trabalho nas Unidades Escolares, para planejamento e acompanhamento das atividades propostas e os professores deverão atuar preferencialmente em regime de trabalho remoto, e se convocados, deverão comparecer nas Unidades Escolares.
Desde o início da pandemia, Itaí registrou 593 casos e 7 mortes confirmadas por coronavírus.
Nesta quinta-feira (4), o município informou que as doses do último lote de vacinas enviado pelo Governo do Estado de São Paulo se esgotaram e, por isto, a vacinação de idosos será suspensa até o recebimento de uma nova remessa.
Cidades que compõem o Consórcio Intermunicipal AMVAPA:
Águas de Santa Bárbara;
Angatuba;
Avaré;
Barão de Antonina;
Coronel Macedo;
Fartura;
Itaberá;
Itaí;
Itaporanga;
Manduri;
Paranapanema;
Piraju;
Riversul;
Sarutaiá;
Taguai;
Taquarituba;
Tejupá;
Suspensão das aulas em Piraju
A prefeitura de Piraju (SP) decretou nesta quarta-feira (3) a suspensão das aulas presenciais das redes municipal, estadual e privada de ensino, além de novas medidas restritivas para conter o avanço da Covid-19, que começam a valer nesta quinta (4).
No documento, também ficou decretada a suspensão provisório de atividades realizadas pelo Projeto Guri, escolas técnicas, projetos sociais e Apae, ficando estabelecido o sistema de atividades remotas até 30 de março.
Mais restrições
Segundo a prefeitura, a partir de quinta passará a valer no município um toque de recolher das 20h às 6h, com fechamento das praças e locais públicos da cidade, limitação do tráfego e proibição de estacionar em vias utilizadas para aglomeração de pessoas.
Conforme o Executivo, os moradores que estiverem na rua durante este período sem uma justificativa serão multados em R$ 200. Além disso, moradores que forem abordados sem máscara de proteção também serão multados neste valor.