Cidade foi a primeira da região de Itapetininga a encerrar a vacinação nessa primeira etapa. Foram priorizados profissionais da linha de frente do combate ao novo coronavírus.
Jumirim (SP) é a primeira cidade da região de Itapetininga a finalizar a vacinação contra a Covid-19. As aplicações das 24 doses recebidas pelo governo do estado de São Paulo foram finalizadas sexta-feira (22), às 8h30, pelo setor de saúde da cidade, que conta com 2,7 mil moradores.
A quantidade faz parte das quase 6 milhões de doses importadas da CoronaVac que tiveram a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no domingo (17). As vacinas começaram a ser distribuídas na segunda-feira (18).
Nesta sexta-feira (22), a Anvisa deve liberar o uso emergencial de mais 4,8 milhões de doses da Coronavac, produzidas pelo instituto Butantan, e 2 milhões de doses da vacina da Astrazeneca devem chegar ao país.
Entre as 53 cidades da região de Itapetininga, Jumirim é o município que menos recebeu doses da vacina. Em Óleo, menor população da região, com 2.471 moradores, chegaram 25 doses.
Segundo a titular da Secretaria da Saúde de Jumirim, Elizabeth dos Anjos Bueno, a estratégia foi priorizar os profissionais atuantes na linha de frente do combate ao novo coronavírus. A pasta conta com 52 profissionais e os funcionários não vacinados neste primeiro momento serão imunizados na próxima leva da CoronaVac.
"Primeiro foram vacinados os médicos e enfermeiros da linha de frente, inclusive o pessoal da limpeza e motoristas. Como recebemos poucas vacinas, quem está em perído de férias não recebeu a dose, mesmo sendo médico ou enfermeiro", comenta Elizabeth.
A vacinação em Jumirim começou quarta-feira (20), logo após a chegada das 24 doses. A primeira pessoa a tomar a vacina foi a enfermeira Nanci Helena Antunes Barbosa, 57 anos, com três décadas de trabalho dedicadas à profissão. Ela atua há três anos na prefeitura.
Já o último profissional vacinado nessa primeira etapa foi o motorista plantonista Ivo Zanetini Filho, de 41 anos. Ele recebeu a dose nesta sexta-feira (22), às 8h30, no centro de saúde da cidade.
"É uma felicidade ter finalizado a vacinação, mesmo outras pessoas precisando da vacina. Nos preparamos e temos estrutura para armazenar as doses e aplicá-las em toda a população", ressalta Elizabeth.