Cidade tem 4.200 estudantes matriculados em creches, pré-escolas, no ensino fundamental e no ensino de jovens e adultos (EJA) da rede municipal. Com medidas de segurança e rodízio de alunos, aulas começam nesta terça-feira (26).
As aulas presenciais na rede municipal de ensino de Buri (SP) terão início nesta terça-feira (26), informou a prefeitura. O retorno ocorrerá um dia após a cidade ter entrado na fase vermelha do Plano São Paulo, a mais restritiva para conter o avanço do novo coronavírus.
Buri possui 4.200 estudantes matriculados em creches, pré-escolas, no ensino fundamental e no ensino de jovens e adultos (EJA) da rede municipal. Esses alunos serão distribuídos em 17 instituições de ensino da cidade.
A titular da Secretaria da Educação de Buri, Bárbara Martins Guimarães Patriarca, ressalta que todos os protocolos de higiene e de distanciamento serão seguidos. As escolas terão tapetes sanitizantes, termômetros infravermelhos, embalagens de álcool em gel, lixeiras com pedal e sabonete líquido.
As aulas terão duração de 40 minutos para intensificar a limpeza das salas de aula. Todos os estudantes deverão usar máscaras e fazer a higienização das mãos adequadamente.
A prefeitura de Buri se comprometeu a entregar um kit com cinco máscaras reutilizáveis para cada aluno, funcionário e professor. Crianças e adultos com sintomas gripais ou febre devem permanecer em casa e procurar um médico.
A aferição da temperatura será feita na entrada das salas de aula. Caso seja constatada temperatura acima do recomendado, os pais ou responsáveis serão notificados a levar o aluno ao médico, podendo retornar às aulas após ser liberado.
Ainda conforme a prefeitura, as famílias que não se sentirem seguras podem manter os alunos em sistema remoto. Para isso, os responsáveis devem ter o compromisso de buscar e entregar as atividades remotas e estar em constante contato com a escola.
Sistema de rodízio
As aulas serão dadas em esquema de rodízio. Creches, pré-escolas e instituições de ensino fundamental 1 serão divididas em duas turmas. Cada turma será dividida em dois grupos e fará um revezamento presencial.
No ensino fundamental 2, o revezamento será semanal. Enquanto um grupo terá aula presencial, o outro fará atividades remotas.
O objetivo desse rodízio é permitir o distanciamento necessário entre as carteiras das salas de aula. Nesse sistema, todos os alunos também terão as mesmas atividades.
Buri possui 19.965 habitantes, segundo o mais recente Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A cidade tem registrado 13 óbitos por Covid-19.