Ponte interditada causa transtornos para moradores na área rural de Itapetininga

Prefeitura afirma que reforma da ponte ainda não foi realizada porque equipes estiveram trabalhando na reforma de outras 27 pontes e acessos no município.

A ponte que liga os bairros Biscoito Duro e Cantagalo, na área rural de Itapetininga (SP), está interditada, o que tem gerado transtornos aos moradores.

De acordo com eles, há poucas madeiras que continuam firmes e é possível notar que apenas algumas toras ainda mantêm a ponte em pé.

Em fevereiro de 2018, a reportagem  mostrou as dificuldades dos moradores por causa da ponte.

Na época, a prefeitura disse que a recuperação dela estava no cronograma da Secretaria de Obras, de acordo com as condições do clima.

Francisco Saviolli da Silveira mora em um sítio próximo ao local desde a década de 1980. Ele conta que a estrutura da ponte está praticamente comprometida.

Com isso, Francisco diz que tem problemas para transportar e vender as uvas que produz. Ele ainda afirma que a van escolar que leva a filha dele na escola não passa no local.

“Tem que arrumar essa ponte para a perua escolar e os vizinhos passarem, além dela ser necessária para fazer o serviço da lavoura, de gado, que tem para cima. Tem que trazer [a filha] até a ponte. Trazer cedo, e buscar depois”, diz.

Para não passar pela ponte, os moradores precisam fazer um desvio de mais de 6 quilômetros.

Marcos dos Santos Ribeiro afirma que cria gado no bairro Cantagalo, mas que prefere fazer o desvio do que passar pelo trecho.

Osmael Ambrósio de Oliveira conta que cruza a estrada de cima para não passar com o peso do trator e mais a carga pela ponte.

“Não dá para passar. Está muito perigoso e não tem como arriscar. Já faz uns dois anos que está ruim e por enquanto vieram ver, mas não arrumaram ainda”, conta.

Segundo o produtor rural Robson Proença de Almeida, nada foi feito até agora e os moradores continuam esperando melhorias.

“Essa ponte já vem de casos anteriores. Há quatro, cinco anos atrás, máquinas pesadas não passavam de forma alguma. Falaram que vinham fazer, até agora nada”, afirma.

A prefeitura de Itapetininga esclareceu que a reforma da ponte ainda não foi realizada, pois equipes estiveram trabalhando na reforma e construção de outras 27 pontes e acessos no município.

A prefeitura ainda afirmou que o cronograma de serviços está sendo seguido obedecendo todos os critérios técnicos exigidos e que o local será atendido nos próximos meses.

Ponte interditada causa transtorno a moradores da área rural de Itapetininga — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

Leia também: