Moradores reclamam de mato alto e acúmulo de lixo em linha férrea de Itapetininga

Segundo a Prefeitura de Itapetininga, a limpeza da linha férrea é de responsabilidade da concessionária de linhas férreas.

Os moradores de Itapetininga (SP) reclamam do mato alto e do acúmulo de lixo, que podem atrair animais peçonhentos, em trechos da linha férrea em bairros da cidade.

O trem em Itapetininga era utilizado pra transportar cargas e passageiros. Em 2013, houve uma autorização da prefeitura para a abertura de uma licitação para alterar o local do trilho.

A ideia era eliminar a incidência de acidentes nos cruzamentos. Havia também projeto em estudo, como transformar o espaço em uma avenida ou ciclovia.

Araldo Ribas Gato é morador do bairro e conta que costuma fazer caminhada para manter a saúde. Segundo ele,o local pelo qual passa é muito perigoso devido ao mato alto.

“Eu saio do trabalho 23h da noite, passo aqui 23h30 e não tem nenhuma iluminação. Posso encontrar um animal ou alguém, um mau elemento esperando a gente de tocaia. Meu medo é esse”, diz.
Ele ainda afirma que os moradores do bairro precisam realizar solicitações para que haja manutenção no trecho.

“Pouco caso com nós aqui, porque é largado, direto é assim. Muita pouca frequência de manutenção, e quando tem precisamos fazer abaixo-assinado, correr atrás”, conta.

Jaime de Oliveira mora na Rua Pedro Mazarino, na Vila Olho D’água, e conta que já encontrou animais peçonhentos devido a sujeira.

“Na porta da cozinha encontrei um escorpião, aqui tem criança, e tudo. É um negócio ruim”, diz.
Já no ponto do bairro Vila Santana, que fica perto da estação ferroviária, há muito lixo jogado. Os moradores afirmam que falta consciência da população sobre o descarte correto de lixo.

“Falta um pouquinho da consciência da população para não jogar lixo na rua. Lixo em que se jogar no lixo, não na rua”, afirma um morador.

Pedro Paulo Rolim mora no bairro há cerca de 40 anos, e conta que sabe da burocracia do poder público em resolver o problema.

“A prefeitura fala que é ferrovia, reclama e a ferrovia fala que é a prefeitura. Fica esse jogo de empurra-empurra, enquanto isso tudo abandonado. Tudo abandonado mesmo”, diz.

Moradores reclamam de mato alto e acúmulo de lixo em linha férrea de Itapetininga — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

Leia também: