De acordo com o diretor de transporte público da cidade, a secretaria realiza fiscalizações constantes em todas as modalidades de transporte, incluindo o ônibus.
Os moradores de Itapetininga (SP) reclamam que os problemas no transporte público da cidade continuam neste início de ano. Cerca de 40 ônibus fazem 14 linhas, que atendem às áreas urbanas e rural da cidade. Por dia são mais de 10 mil passageiros.
João Batista conta que depende do transporte público e que ainda encontra dificuldades quando precisa do serviço.
"Nós moramos no Morro do Alto e lá os horários são poucos. Um sai 6h15, depois outro sai 11h50 e outro às 18h30. São poucos horários", diz.
Amanda Seabrea explica que também precisa do ônibus com frequência, mas que os veículos estão precários.
Foi conferida a situação dos ônibus e verificou que as principais reclamações são dos passageiros que pegam as linhas Chapadinha, Chapada Grande e Vila Nova Itapetininga.
No ônibus da linha Nova Itapetininga, por exemplo, a produção flagrou veículos lotados e sem condições de uso, como bancos rasgados e soltos, ferrugem causando buracos na estrutura interna, além de bancos soltos e lâmpadas quebradas.
Há um ano, a Viação Nossa Senhora Aparecida assumiu o transporte municipal e intermunicipal. A passagem de Alambari para Itapetininga, por exemplo, teve reajuste no fim de 2018, indo de R$ 3,50 para R$ 4,10. Porém, os passageiros reclamam que as condições dos ônibus continuam as mesmas.
"Muito ruim, só chega atrasado aqui. As cadeiras saindo, os bancos todos soltos", diz uma moradora.
Tânia Faria é cadeirante, mora em Alambari e vai para Itapetininga ao menos duas vezes por semana. Ela conta que o caminho mais rápido para chegar ao ponto de ônibus é beirando a Rodovia Raposo Tavares.
"Lá por cima é ruim, a calçada é mais longe. Se fosse embaixo seria mais fácil para pegar o ônibus. Mas prefiro vir em cima, porque às vezes não funciona a rampa e aqui o pessoal ajuda."
Ela ainda afirma que já entrou em contato com a empresa responsável pela linha, mas que nada foi resolvido. "Espero que a empresa resolva. Já tentei entrar em contato várias vezes", diz.
Fonte: G1