Região de Itapetininga tem cidades em alerta e risco de surto de dengue, zika e chikungunya

Levantamento Rápido de Índice Para o Aedes aegypti (LIRA) apontou situação de surto em Conchas e Torre de Pedra. Outras 12 cidades estão em situação de alerta; índice avalia a quantidade de criadouros do mosquito.

O Ministério da Saúde divulgou um levantamento de infestação do mosquito Aedes Aegypti em cidades do país. Na região de Itapetininga (SP), Conchas e Torre de Pedra estão com risco de surto e 12 cidades aparecem em situação de alerta com índices acima do que é indicado.

O índice divulgado é do Levantamento Rápido de Índice Para o Aedes aegypti (LIRA), que avalia a quantidade de criadouros do mosquito encontrados nas residências. O índice considerado satisfatório pelo Ministério da Saúde é de até um.

O levantamento é feito quatro vezes por ano e varia de acordo com a quantidade de larvas encontradas pelos agentes da Vigilância Epidemiológica dentro das casas.

Ministério da Saúde alerta sobre risco de surto de dengue, zika e chikungunya na região de Itapetininga — Foto: Reprodução/TV TEM

Fonte: G1

Leia também: