Moradores
que se deslocam entre as duas cidades enfrentam lotação e mudança de horários
sem aviso prévio. Prefeitura afirma que vai analisar demanda da população.
moradores que
utilizam o transporte público para ir a Sarapuí ou Itapetininga relataram
diversos problemas no serviço nesta sexta-feira (12). Entre eles, superlotação
e cancelamento de horários de saída dos ônibus sem aviso. A empresa de ônibus
responsável pelo trajeto diz que a linha é adequada para que passageiros
viagens de pé, que os ônibus não precisam de cinto de segurança para essa
viagem e que vai verificar a atualização dos horários (veja abaixo a resposta
completa).
Um passageiro
registrou em vídeo todo seu percurso de Itapetininga para Sarapuí, mostrando todas
as dificuldades que enfrenta na viagem. A primeira delas era a falta de
iluminação no ponto no começo da manhã, quando o dia ainda não clareou. Outro
inconveniente era a confusão nos horários de saída dos ônibus. Um papel no
ponto indicava o que ônibus das 6h não iria sair, porém, no site, aquele
horário continuava mantido. Lá, também indicava que o primeiro ônibus do dia
sai às 5h15 e o seguinte, somente 7h30. O passageiro então teve que esperar o
próximo coletivo, mas num local sem cobertura.
Em nota, a
Prefeitura de Itapetininga informa que o ponto do Mercado Municipal faz parte
do prédio, que é particilar, por isso a responsabilidade da iluminação no local
é deles. Já quanto À cobertura, a responsabilidade seria da da empresa de
ônibus juntamente à administração do Mercado. Já quanto à iluminação dos demais
pontos de ônibus, o Executivo informa que a Secretaria de Obras e Serviços vai
encaminhar uma equipe ao local para analisar a demanda e tomar as medidas
necessárias.
Na viagem de volta
de Sarapuí para Itapetininga, a situação é parecida. O ônibus sai da rodoviária
de Sarapuí às 8h30 e, durante a parada pelos pontos, vai enchendo cada vez
mais. Alguns passageiros relatam que vão até à cidade para trabalhar, pagar
contas ou realizar exames médicos. É o caso da professora Lívia Leite, que
trabalha em Itapetininga e aproveita o tempo na cidade para utilizar as
agências bancárias.
"Não temos bancos aqui, então no intervalo do almoço eu aproveito
para pagar as contas. O desespero é na hora do ônibus, o motorista dirige super
bem, mas a lotação é demais”, relata.
Desde janeiro de 2016, quando diversas agências
bancárias foram atacadas em Sarapuí, a cidade não tem mais bancos e, por esse
motivos, dezenas de passageiros se deslocam até Itapetininga para realizar suas
transações financeiras, além de outras atividades.
A aposentada Anézia Bonini, por
exemplo, vem até a cidade, em média, três vezes por semana. "Eu tenho vir
no médico, já só idosa, então preciso vir a vários médicos. Para comprar
remédio preciso vir na farmácia aqui. É muito complicado, não só pra mim, pra
todo mundo", desabafa.
Posição da empresa
A empresa de
ônibus afirma que a viagem é uma linha suburbana com lotação máxima de 80
passageiros, ou seja, 43 pessoas sentadas, 37 pessoas em pé e reservado quatro
assentos preferenciais. Ainda segundo a empresa, após a lotação máxima de 80
passageiros a empresa providencia carro extra.
A empresa ressalta ainda que os veículos de linha urbana
e suburbana com característica de urbana, o caso da linha Sarapuí-Itapetininga,
não utiliza cinto de segurança, vez que os veículos originalmente saem sem
cinto das fábricas.
Quanto ao horário desatualizado, a
empresa diz verificar no prazo máximo de dois dias, até domingo (14), para que
seja atualizado com os novos horários. Cabe ressaltar ainda que a empresa não
estava ciente dos horários desatualizados no site da prefeitura de Sarapuí, vez
que faz aproximadamente dois anos que não altera os horários.
Sobre os órgãos Artesp e Prefeitura,
a empresa não foi notificada sobre o assunto, pois esta agindo de acordo com a
legislação vigente, completa a empresa.
Fonte: G1