Contrato com empresa acaba e Itapetininga fica sem coleta de lixo

Acordo não foi renovado porque houve erro na licitação, diz Executivo.
Prefeitura diz que está assinando contrato emergencial para coleta do lixo.


Bairros de Itapetininga (SP) ficaram sem coleta de lixo entre terça-feira (31) e a manhã desta quarta-feira (1°) devido ao fim do contrato entre o Executivo e a prestadora de serviços até então, a Solid Gestão de Resíduos. O lixo ficou acumulado nesta quarta-feira pelo menos no Centro, Jardim Mesquita e Jardim Marabá, conforme registrou.
A Prefeitura de Itapetininga afirma que o contrato com a empresa não foi renovado porque houve um erro no processo licitatório apontado pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE). Mas que um novo contrato emergencial será assinado nesta quarta-feira fazendo o serviço voltar.
A Solid Gestão de Resíduos confirma o erro no processo licitatório, mas culpa a gestão municipal pelo problema. “Não há qualquer irregularidade com esta empresa, tratando-se de falha em um ato formal cometido pela administração”, diz a nota enviada pela Solid.
O secretário municipal de Negócios Jurídicos, Jeferson Brum, afirma que até esta quarta-feira o serviço público voltará à normalidade. “Já foi contratada de caráter emergencial uma empresa que vai fazer o serviço. Nesse momento eles estão assinando e apresentando os documentos, porque a prefeitura não pode simplesmente pegar qualquer empresa que queira prestar o serviço. A empresa tem que ter capacidade técnica, econômica, tem que ter documentação da Cetesb [Companhia Ambiental do Estado de São Paulo]”, disse em entrevista por volta das 12h.
TV TEM registrou sacos amontados em alguns bairros da cidade (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: