Casos de roubo e furto crescem em Itapetininga e região, aponta SSP

Em Itapetininga, foram registrados 241 roubos em 2016.
Polícia Militar orienta que vítimas registrem boletim de ocorrência.


Casos de furtos e roubos cresceram em 2016 em relação ao ano de 2015 em Itapetininga e região, segundo dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). De acordo com um levantamento da Polícia Militar, só em Itapetininga os crimes cresceram 15%. Em 2016, por exemplo, foram registrados 241 roubos. Já em 2015 foram 210 casos.
Segundo a polícia, um dos objetos mais furtados e roubados pelos criminosos é o aparelho celular. Segundo o tenente da Polícia Militar William Tonino Machado, os celulares são objetos fáceis para roubar e, muitas vezes, são trocados por drogas. Por isso, a atenção deve ser redobrada.
“Em Itapetininga o crime está pulverizado e não apenas centralizado em um só lugar. Hoje em dia os criminosos usam do princípio da oportunidade. Eles observaram uma pessoa sozinha, caminhando distraída, olham a oportunidade e praticam o crime, principalmente em relação aos aparelhos celulares”, afirma.
O servidor público Everson Lopes Carneiro foi vítima de furto em sua residência recentemente. Ele conta que voltou do trabalho para casa, quando chegou e percebeu que a porta estava aberta. No imóvel ele constatou que a televisão e o videogame tinham sido furtados.  “Sensação de impotência diante da nossa segurança. Sensação ruim de você trabalhar, cumprir horário, chegar na casa e ver que não está seus objetos. Uma sensação de impunidade e falta de respeito”, afirma.
A Polícia Militar afirma que faz patrulhamento para prevenir furtos e roubos na cidade.
A orientação é que as vítimas façam o boletim de ocorrência para que ajude a polícia na identificação de criminosos e também a monitorar os lugares onde os índices de criminalidade são maiores.
“É muito importante que a vítima faça boletim de ocorrência e, em primeiro lugar, ligue para o 190 e informe todas as características do bandido. Todas as viaturas farão patrulhamento com vista do criminoso para encontrarmos”, ressalta o tenente William.
Em nota, a Polícia Civil de Itapetininga informou que recentemente coordenou uma operação na cidade e que foram cumpridos 84 mandados de busca e apreensão com 51 pessoas presas por crimes de furto e roubo.
Tenente William Machado orienta vítima a registrar boletim  (Foto: Reprodução/TVTEM)
Fonte: G1

Leia também: