Em três pontos construídos para caminhadas ou ciclismo falta luz.
Prefeitura diz que enviará equipes para avaliar troca de lâmpadas.
Três pontos em Itapetininga (SP) construídos para a prática de esporte estão prejudicados durante a noite pela falta de iluminação, dizem moradores. Os locais que servem para caminhada e ciclismo são a ciclovia da Lagoa da Chapadinha, a ciclovia da Marginal dos Cavalos e a pista de caminhada do horto religioso. “A gente sente um pouco de medo. Não tem iluminação, nem nada”, teme o empacotador Matheus Augusto Medeiros, que passa pela pista do Horto Religioso com frequência.
A prefeitura diz que enviará equipes para ver se há lâmpadas sem funcionar nesses três pontos. O Executivo informou também que, se constatado o problema, as equipes da Secretaria de Obras verificam o estoque para ver se há lâmpadas disponíveis para realizar a troca na Marginal do Cavalos e no horto religioso. Em relação à Lagoa da Chapadinha, a prefeitura informou existir um projeto de revitalização de toda a lagoa, incluindo a iluminação, que deverá ser inteiramente trocada. Porém, nenhum prazo foi informado.
Enquanto o aumento de iluminação na Lagoa da Chapadinha não acontece, os amigos Fábio Camargo e Daniel Di Cesare continuam sem poder correr no local. “Esse seria o lugar ideal para praticar esportes, porque associa a Natureza junto com a prática de esportes. Mas do jeito que está não dá, pela falta de iluminação”, comenta Camargo, que é técnico judiciário.
Di Cesare, que trabalha como gerente de produção, também reclama. “A preocupação maior nossa é que durante as corridas a gente usa equipamentos como fones de ouvido, relógio específico. E com a falta de iluminação, essa questão de segurança, a preocupação é que sofra algum tipo de furto ou agressão”, afirma.
O capitão João Paulo Miranda, da Polícia Militar em Itapetininga, orienta os moradores a evitarem lugares sem iluminação adequada. “De um modo em geral, a polícia orienta a fazer a prática de atividade física em lugar bem iluminado e com outras pessoas."
O policial alerta sobre como proceder em caso de assalto. "A gente orienta sempre que sendo vítima de um furto ou roubo registrar o crime imediatamente, porque os minutos após o fato são importantíssimos para a elucidação do crime e prisão dos criminosos. Tenho observado nos registros de furtos e roubos aqui em Itapetininga, lembrando que o roubo é feito com violência ou ameaça, que há uma tendência dessas vítimas estarem sozinhas. E que os principais itens são os aparelhos celulares”, completa o capitão da PM.
Fonte: G1