Venda de panetone começa a meses do Natal; expectativa é de queda

'Consumidores estão receosos', diz dono de panificadora em Itapetininga (SP).
Apesar do preço, alimento é indispensável: 'Come menos, mas come.'


A venda de panetones e chocotones em mercados de Itapetininga (SP) começou já em outubro, a pouco mais de dois meses para a chegada do Natal. Com o preço maior com relação a 2015, a expectativa dos comerciantes da cidade é que haja redução na vendas este ano. “O consumidores estão receosos, com pouco dinheiro, e essas coisas diminuem mesmo”, comenta o dono de panificadora Dayan Lopes Mori.
No caso do empresário, a produção teve início em setembro. Até o fim de dezembro, 100 mil panetones devem ser vendidos para 50 cidades da região. Com relação a 2015, o número de unidades produzidas caiu 30% este ano. “A gente já faz as compras em junho e julho. E esse ano a gente fez uma compra um pouco menor acreditando que as vendas serão menores”, afirma.
Já no mercado do empresário Paulo Feliphe Cavalcante Garcia o que pode afetar as vendas ao consumidor é o preço das marcas conhecidas. Segundo ele, houve aumento de 10% no preço. Por isso, apostou na fabricação caseira feita pela equipe de panificação do mercado. “Inclusive aqui estamos produzindo toda semana. É para dar ao cliente uma opção de boa qualidade e bom preço. A expectativa é boa porque é um produto que sai bem”, diz Garcia.
Para atrair os clientes e provar que o produto caseiro é tão bom quanto os das grandes marcas, o empresário até faz degustação dentro do comércio. Ideia aprovada pelo representante comercial Amauri Bacário. “A gente já leva com a certeza que tem sabor e qualidade”, cita.
Se o comércio local aposta na redução da produção ou fabricação caseira, as grandes marcas continuaram apostando em fazer a embalagem mais atrativa que os concorrentes e também, claro, na importância do produto para a data. "A gente dá um jeitinho né, nem que leve um ou dois. A gente come menos, mas come”, completa a professora Josiane Aparecida Barros.
Supermercados já vendem panetones a meses do Natal (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: