Consumidores da região ainda não sentiram a diferença nos preços.
Expectativa é que redução aconteça nos próximos dias, diz sindicato.
Apesar do anúncio da Petrobras em relação à redução nos preços da gasolina e do diesel nas refinarias, feito na sexta-feira (14), consumidores de Itapetininga (SP) e região ainda não sentiram a diferença nos preços dos combustíveis nesta segunda-feira (17). Segundo o presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) em Itapetininga, Paulo Góes, a redução no preço não será de imediato.
“A redução no preço da gasolina e do diesel aconteceu na refinaria. Quando chega aos postos, ela não chega pura e tem o etanol em sua composição, o que faz o preço aumentar. Os postos trabalham com uma margem de lucros bem apertada. Então, a redução nos preços não vai ser sentida de imediato, mesmo porque esse combustível mais barato só vai chegar aos postos na quarta-feira (19). Sem contar que cada posto deve definir como será o preço”, explica.
Ainda segundo Paulo, uma reunião será realizada no Sindicato e a expectativa é que a redução nos preços possa acontecer futuramente. “A nossa expectativa é que tenha uma redução nos próximos dias. Contudo, ainda não podemos afirmar de quanto será e se será pequena”, ressalta.
A Petrobras anunciou a redução do preço do diesel em 2,7% e da gasolina em 3,2% nas refinarias. Esses preços entraram em vigor a partir da zero hora de sábado (15). Essa decisão faz parte da nova política de preços da empresa, que agora vai fazer a regulação com base no mercado internacional. Segundo a petroleira, se a redução aplicada na refinaria for integralmente repassada ao consumidor final, na bomba dos postos, o diesel pode cair 1,8%, ou R$ 0,05 por litro. Já a gasolina pode cair 1,4%, ou R$ 0,05 por litro.
Fonte: G1