Mais de 100 acidentes foram registrados entre Angatuba e Paranapanema
Segundo governo estadual, obras deveriam ser licitadas em julho.
Motoristas que trafegam pela rodovia Raposo Tavares (SP-270) entre Angatuba (SP) e Paranapanema (SP) reclamam da falta de obras pela via. De acordo com a Polícia Militar Rodoviária, 162 acidentes foram registrados de janeiro a setembro deste ano. Até o momento, 85 pessoas ficaram feridas e duas mortes foram registradas.
“A rodovia está ficando intransitável. Cada dia a gente sai de casa e não sabe se vai voltar. Passa a centímetros da morte a toda hora, porque a rodovia é estreita, sem contar que ela não é preparada para os caminhões que hoje nela trafegam. É horrível andar aqui entre Angatuba a Paranapanema com caminhão a 30 quilômetros por hora”, lamenta Sandro Siquilero.
Dono de uma transportadora na região, Siquilero pontua que a promessa por melhorias está velha. “Tem uns cinco anos já que a gente vem ouvindo essa história de que vai fazer [obras]. Essa história é muito antiga, muito rodada. Acho mesmo é que a rodovia vai acabar em nada, do jeito que está”, revela.
O encarregado Paulo Roberto conta que o gasto para quem utiliza o trecho da rodovia é alto devido às condições precárias de alguns pontos. “Está bem difícil trafegar. Veículos nossos quebram todos os dias. É suspensão todo dia. A gente tem que estar fazendo manutenção pelo fato da rodovia estar em péssimo estado”, completa.
Para o tenente da Polícia Rodoviária Renê Ribeiro da Silva, o grande fluxo de veículos pesados prejudica as condições estruturais e aumenta os riscos de acidentes nessa parte da rodovia. “Nós temos um tráfego intenso de caminhões nesse trecho, justamente por ser um trecho sem pedágio. Os caminhões deixam de trafegar pela Rondon (SP-300) ou menos pela Castello Branco (SP-280). Isso danifica muito a rodovia, então cabe ao motorista ter um pouquinho mais de cautela”, explica.
Obras
Durante visitas na região desde o início do ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que investiria R$ 500 milhões em serviços para o trecho. “Faremos recapeamento, duplicação, acostamento e obras de segurança”, disse em janeiro.
Durante visitas na região desde o início do ano, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que investiria R$ 500 milhões em serviços para o trecho. “Faremos recapeamento, duplicação, acostamento e obras de segurança”, disse em janeiro.
Em maio, Alckmin falou sobre o início das licitações. “Nós deveremos licitar a obra em julho e assinar o contrato em 90 dias a seguir”, afirmou.
No entanto, as obras não começaram. A alegação foi que faltava a definição sobre quem iria financiar as intervenções. “Nós deveremos definir o órgão financiador agora em setembro. Aí definido, já estamos com o projeto pronto da obra para poder, em seguida, lançar o edital”, comentou o governador em agosto.
Em nota, de acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), a definição que seria tomada em setembro ainda está em fase de análise do órgão internacional responsável pelo financiamento. O projeto já foi feito e a expectativa é de que o edital seja publicado até o fim deste ano. O orçamento previsto é de R$ 724,6 milhões.
Ainda segundo o órgão, foi publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado (8) o aviso da Audiência Pública que possibilitará a contratação das obras de modernização da Rodovia Raposo Tavares (SP-270), entre Itapetininga e Ourinhos. A sessão será realizada dia 25 de outubro, às 10h, na sede do Departamento de Estradas de Rodagem, em São Paulo.
O DER explicou que, na audiência, serão apresentados os detalhes técnicos do projeto à população beneficiada pelas obras e às lideranças políticas da região. A expectativa é que o edital de licitação para contratação das empresas responsáveis pelos serviços seja publicado até o final de 2016.
No trecho da rodovia Raposo Tavares entre Itapetininga e Ourinhos(SP), as obras de melhorias e modernização foram terminadas, ainda segundo o DER. Sobre os acidentes levantados pela polícia, o órgão respondeu que a maior parte foi ocasionada pela imprudência de usuários da SP-270.
Fonte: G1