Acidentes com motos crescem 40% em Itapetininga, aponta Samu

Foram registrados 406 acidente este ano. Já em 2015 foram 289.
Motocicletas lideram maior grupo de risco no trânsito, diz governo de SP.


Itapetininga registrou este ano um aumento de 40% no número de acidentes de trânsito envolvendo motocicletas, segundo um levantamento realizado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). De acordo com o órgão, até setembro foram registrados 406 acidentes. Em 2015 foram 289 casos.
O coordenador do Samu na cidade, Jerônimo Simão, destaca os principais fatores para a alta. “Nesta época de calor o pessoal gosta de dar uma volta de moto e tomar uma cerveja. Além disso, em épocas de pagamento os casos também crescem”, explica.
No entanto, Jerônimo pondera que, além de influências externas, abusos são cometidos pelos próprios condutores. “Acabam passando no no semáforo vermelho e não respeitam a faixa de pedestre. E tem ainda os corredores, que os motociclistas fazem quando há engavetamentos e que é uma prática totalmente contrária ao Código de Trânsito Brasileiro”, afirma.
Segundo dados do governo do Estado de São Paulo, 76% das ocorrências acontecem com motos, o que deixa os motociclistas no maior grupo de risco no trânsito. Os mototaxistas Antonio Barbosa e Gesiel Santana ressaltam o cuidado de conduzirem o veículo. 
“Diariamente existe a imprudência no trânsito de forma generalizada. Tanto por parte dos motociclistas, mototaxistas e dos outros motoristas em geral”, diz Barbosa. “É preciso ter 100% de atenção. Não podemos errar. Com qualquer erro, nós [motociclistas] vamos ao chão”, conclui Santana.
Acidentes com motos ultrapassam marca de 400 casos este ano (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: