Cidades na região de Itapetininga têm mais eleitores do que moradores

Municípios de Torre de Pedra e Óleo possuem mais eleitores.
Tribunal Regional diz que fenômeno é porque morador não transfere título.


Os municípios de Torre de Pedra (SP) e Óleo (SP) têm mais eleitores do que habitantes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e de acordo com a estimativa populacional divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Torre de Pedra, por exemplo, tem 2.394 moradores e 2.725 eleitores. Já Óleo, que possui 2.649 moradores, tem 2.872 eleitores, sendo 223 eleitores a mais do que o indicador populacional.
De acordo com o TRE, alguns municípios registram um número maior de eleitores do que de moradores porque muitos tiram o título de eleitor nas cidades e depois mudam sem fazer a transferência.
Segundo a Justiça Eleitoral, é normal alguns municípios desenvolverem características específicas que levam a essa situação, o que não configura necessariamente fraude. As cidades em que o fenômeno acontece são pequenas, sendo todas com menos de 10 mil habitantes e têm fluxo migratório maior.
A dona de casa Dagmar Camargo, que mora em Torre Pedra, revela que desconhecia o fato. “É verdade? Não sabia. Embora enho familiares de fora que votam aqui. Um dia, no futuro, quando eles se aposentarem, vão vir morar aqui. Então, o que eles fazem para a cidade é para o bem deles”, afirma.
Para Rosângela Roque, moradora de Óleo, isso acontece porque alguns eleitores de fora saíram para buscar trabalho em outro lugar, já que a cidade é pequena. “Eles costumam mudar de cidade para conseguirem emprego, mas não mudam o título por terem propriedade no município”, comenta.
O funcionário público Ricardo de Jesus Rodrigues, também morador de Óleo, acredita que as pessoas não mudam o título por terem vínculos com os familiares. “As pessoas acabam indo embora, mas fica o vínculo com alguns familiares. Acredito que esta ligação é um aspecto que eles não querem quebrar”, destaca.
Torre de Pedra tem 2.725 eleitores para 2.394 habitantes (Foto: Reprodução/TV TEM)
Fonte: G1

Leia também: