Caso aconteceu na escola infantil Lucila Piedade Weiss em Itapetininga.
Secretária de Educação explica que manutenção será realizada.
Uma professora ficou ferida após ter sido atingida por telhas que caíram após parte do telhado da Escola Municipal de Ensino Infantil (EMEI) Lucila Piedade Weiss, na Vila Barth, em Itapetininga(SP), ter desabado enquanto ela estava dando aula nesta quinta-feira (23). De acordo com a secretária de Educação da cidade, Eliane de Sales Almeida, a professora passa bem e nenhum aluno que estava na sala se machucou. Uma empresa foi contratada pela prefeitura e realizará a manutenção do telhado e estrutural da unidade semana que vem.
A comerciante Viviane Takahashi, de 35 anos, é mãe de um dos alunos e enviou as fotos da parte do telhado que desabou. Ela afirmou que ficou assustada com o que aconteceu.
"Moro na mesma rua da escola e estou lá todos os dias, já que participo do grupo de pais e meu filho de 3 anos estuda lá. Estava passando próximo da escola, percebi uma aglomeração de pessoas e fui ver o que aconteceu. A escola está perigosa e alguém tem que tomar uma providência. Deus me livre, poderia ter acontecido algo pior. Meu filho está lá há três anos e a direção trabalha bem. A questão é que na prefeitura eles dizem que vão arrumar, mas nada se resolve", afirma.
Em entrevista , o agente de atendimento Júlio Henrique da Silva Pigatto, de 38 anos, que é pai de um dos estudantes, informou que o prédio da escola é antigo e há problemas estruturais.
“Faço parte do grupo de pais e a gente sempre se reúne com a diretoria. Sabemos que eles estão fazendo a parte deles. O prédio é antigo e tem vários problemas. A prefeitura prometeu que faria uma reforma geral na estrutura, mas só realizou uma pintura de fachada, literalmente”, afirma.
Segundo Pigatto, o caso é lamentável e o risco às crianças é grande. “Já tivemos outras situações como a queda de um gato que estava no teto sobre um bebê no berçário. A nossa maior preocupação é com a segurança das crianças. A telha caiu de quase cinco metros e feriu a professora, mas poderia ter machucado os alunos, o que aumentaria a tragédia”, diz.
Para não paralisar as aulas nesta sexta-feira (24) devido à queda parcial do teto, os alunos foram remanejados da sala para a biblioteca da unidade. Em entrevista para a TV TEM, a secretária da Educação Eliane de Sales Almeida afirmou que a professora foi atingida no ombro, mas passa bem e sofreu ferimentos leves.
Em relação à manutenção, uma empresa contratada pela prefeitura realizará esta semana. “É uma indignação pela falta de manutenção que deveria ocorrer e não aconteceu durante os últimos anos. A empresa contratada pela prefeitura faz a manutenção das escolas e esta creche está entre as 12 que receberão obras. Conversei com o engenheiro da empresa, que estava presente no local, para entender o que aconteceu e para saber como o trabalho será feito nas escolas que não têm laje exatamente para não acontecer isso”, afirma.
Ainda segundo a secretária, uma equipe da empresa foi nesta quinta-feira (23) na escola para fazer a medição do telhado da escola e durante os trabalhos parte do telhado caiu. “Eles não sabiam que o madeiramento do telhado estava tão podre assim. Isso não pode acontecer de novo e nós vamos tomar uma providência para que não aconteça de novo”, afirma.
Fonte: G1