Geadas queimam lavouras de café e causam prejuízos em Taquarituba

Poucos grãos poderão ser aproveitados na atual safra, dizem produtores.
Cafeicultor perdeu metade da produção devido às baixas temperaturas.


As recentes geadas registradas na região de Itapetininga (SP) nos últimos dias destruíram lavouras de café e afetaram produtores rurais de Taquarituba (SP). De acordo com eles, as plantações foram queimadas e poucos grãos da atual safra serão aproveitados. 
O cafeicultor Eugério Bérgamo conta que não enfrenta temperaturas baixas como deste outono há 15 anos. Segundo ele, dos 50 mil pés que ele mantém na propriedade, metade se perdeu. Apenas em uma área que foi plantada recentemente, o prejuízo estimado é de R$ 25 mil. “É um valor que não se recuperará, pois já foi perdido”, afirma.
Para o produtor rural Valtencir Bérgamo, a alternativa será investir ainda mais na lavoura para diminuir a perda. Na propriedade dele, parte da safra também foi destruída pelo frio. Ele, que pensava em produzir uma saca de café para cada dois pés, já acredita que vai precisar de pelo menos 10 para atingir o mesmo índice. “A gente tem que entrar com uma adubação e um defensivo para ver se segura essas folhas novas nos ramos que estão surgindo no pé de café”, finaliza Bérgamo.
  •  
  •  
  •  
Poucos grãos da atual safra serão aproveitados, dizem produtores (Foto: Adolfo Lima/TV TEM)







































Fonte: G1

Leia também: