Teatro será feito no Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga.
Adolescentes se inspiraram nas histórias de Monteiro Lobato.
Um grupo de sete adolescentes, que cumpre medida socioeducativa na Fundação Casa Esperança, em Itapetininga, apresentará nesta quarta-feira (20) uma peça de teatro de fantoches para as crianças atendidas no abrigo do Grupo de Apoio à Adoção de Itapetininga (Gaadi). O evento acontecerá em comemoração ao Dia do Livro Infantil, celebrado no dia 18 de abril.
De acordo com a assessoria de imprensa da Fundação Casa, os adolescentes participaram de uma oficina de fantoches no Centro Socioedutativo do município e se inspiraram nas histórias dos livros de Monteiro Lobato para recriar os principais personagens do Sítio do Pica-Pau Amarelo em 11 fantoches. A peça foi baseada em uma das aventuras de Narizinho e Pedrinho, que foram capturados pela feiticeira Cuca e precisam descobrir uma maneira de escapar e voltar para o sítio.
Para Bruna Pandagis, articuladora social da ONG Instituto Geração, que compartilha a gestão do Centro Socioeducatiivo, o fato da oficina abordar um clássico da literatura infanto-juvenil e ter seu encerramento próximo ao Dia do Livro foi determinante para realizar a apresentação de forma externa.
“Já havíamos apresentado a peça para os outros jovens do Centro no começo de abril, porém, queríamos que os adolescentes compartilhassem mais o que aprenderam. Foi aí que surgiu a oportunidade de apresentar para as crianças do abrigo”, conta.
Ainda segundo Bruna, as aulas foram enriquecedoras. “Eles ampliaram seu conhecimento cultural. Fizemos uma imersão no Sítio do Pica-Pau Amarelo. Nas aulas, eles conheceram a história do escritor Monteiro Lobato, assistiram aos episódios da série da TV e escutaram a música. No encerramento, confeccionaram os fantoches para a peça. Eles estão cientes de que farão a apresentação para as crianças e estão ainda mais ansiosos por saberem que irão levar alegria e cultura às crianças de um abrigo”, ressalta.
Fonte: G1