Após 21 dias de greve, bancos voltam a funcionar na região de Itapetininga

- Agências e unidades atendem em expediente normal a partir de 3ª feira.
Categoria aceitou reajuste salarial de 10% proposto pela Fenaban.


Depois de 21 dias em greve, iniciada em 6 de outubro, os bancos voltaram a funcionar normalmente na região de Itapetininga (SP). A partir desta terça-feira (27), as agências e unidades bancárias realizam o atendimento em expediente normal. A categoria aceitou o reajuste de 10% proposto pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) em resposta à pedida de 16% de aumento salarial.
O Sindicato de Bauru (SP), que atende a região de Avaré (SP), havia rejeitado a oferta, mas teve que aceitar o fim da paralisação por conta da maioria no restante do estado de São Paulo. No Estado do Mato Grosso e Roraima a proposta não foi acatada e os bancos manterão a greve.
Reajuste salarial de 10%
A última proposta apresentada pela Fenaban foi de reajuste salarial de 10%, aplicáveis aos salários, benefícios e participação nos lucros, além de correção de 14% no vale-refeição e no vale-alimentação.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf-CUT), os bancos aceitaram também abonar 63% das horas dos trabalhadores de seis horas, de um total de 84 horas, e 72% para os trabalhadores de oito horas, de um total de 112 horas. Assim, após a volta ao trabalho, os bancários irão compensar, no máximo, uma hora por dia útil, até o dia 15 de dezembro.
Lotéricas ficam lotadas na região de Itapetininga após greve de bancos (Foto: Cláudio Nascimento/TV TEM)

fonte: G1

Leia também: