Rua vira depósito com 'montanhas' de lixo em bairro de Itapetininga

'É exposto e vem causando transtornos', diz ambientalista sobre problema.
Prefeitura afirma que faz mensalmente limpeza da via e até aplica multas.

A Rua Costabili Matarazzo, no Jardim Morada do Sol em Itapetininga (SP), acumula “montanhas” de lixo com entulho, resto de móveis e até lixo orgânico. Moradores dizem que a prefeitura faz a limpeza ocasionalmente, mas em pouco tempo tudo fica sujo de novo por moradores do bairro ou de outras regiões. Quem mora perto do local, como o aposentado Paulo Rodrigues Lima, se diz cansado de tanto lixo. “O ambiente sujo é deplorável, não me sinto bem”, reclama.
A Secretaria de Obras e Serviços afirma que uma vez por mês faz a limpeza do local e retira caminhões de todo tipo de sujeira que a população despeja. Neste mês foi flagrado um caminhão despejando 200 pneus no local, e o responsável foi autuado em R$ 200, diz o Executivo.
O ambientalista Fernando Rosa comenta que, além de desrespeitar a Natureza, quem joga lixo na rua também pode prejudicar a saúde da população. Pneus e outros objetos que acumulam água são ideais para o mosquito da dengue se reproduzir. Além disso, ratos, baratas, cobras e escorpiões vivem em lugares como este, diz ele.
“Temos diversas pessoas fuçando esse lixo, abrindo sacos de lixo sem a mínima noção de que elas podem se contaminar. Aqui é um lugar exposto que, infelizmente, vem causando transtorno, podendo até contaminar uma pessoa e ela chegar a óbito”, comenta Rosa.
A Prefeitura de Itapetininga pede ainda que a população denuncie pelo telefone 156 e também colabore não jogando lixo. Para descarte de móveis velhos e entulho, o morador deve levar tudo até o ecoponto da Rua Orlando Scotto, s/n, na Vila Arlindo Luz, aponta a prefeitura.
'Montanhas' de lixo são formadas em diferentes pontos na rua (Foto: Reprodução/ TV TEM)

fonte: g1.globo.com

Leia também: